Navegadores indicados para 2020

O navegador é um programa que quando instalado no computador permite o acesso a sites da internet. Os bons navegadores são capazes de proporcionar uma navegação mais rápida, intuitiva e segura.

Apesar de serem, aparentemente, parecidos cada navegador tem suas propriedades e separamos aqui os melhores de 2020.

Google Chrome

Este é o navegador de internet mais utilizado no mundo. Ele proporciona uma navegação rápida e simples, e trabalha muito bem com JavaScript. 

O Google Chrome tem grande quantidade de extensões para adicionar novas funcionalidades e compatibilidades com uma diversidade de dispositivos, além de segurança com encriptação por Certificado SSL (HTTPS).

Uma vantagem muito útil é que ele permite salvar páginas da internet que podem ser lidas quando estiver off line. 

Como atualmente as pessoas utilizam muito a internet no celular, a vantagem de sincronizar a versão em desktop para o celular também é muito boa porque você já vai ter salvo seu histórico de navegação e sites favoritos.

A desvantagem do navegador é ele consome muita memória RAM.

Mozilla Firefox

O Firefox tem o código aberto e é bastante usado em todo o mundo, sendo muito apreciado pelos profissionais de programação.

Com uma interface muito simples, disponibiliza várias opções de personalização e sempre passa por atualizações para melhoria da segurança.

A velocidade e desempenho são eficientes e não exige um hardware super poderoso para funcionar. A quantidade de extensões disponíveis também é bem satisfatória.

As desvantagens mais criticadas são que ele não abre todos os sites e ainda apresenta um tempo de carregamento maior do que outros navegadores.

Assim como o Chrome, também oferece integração entre o desktop e  o celular.

Opera

Este é um dos melhores navegadores. Leve, simples e muito intuitivo, dispõe de grande desempenho com baixo consumo de energia e de recursos.

Apresenta algumas funções peculiares e bem úteis, como a compressão de páginas que economiza dados e melhora a navegação, útil em especial para os usuários de internet móvel.

Outra função é o bloqueador de anúncios, que impede que popups atrapalhem a navegação. O navegador impede também a memorização de dados sigilosos,  como os de páginas de bancos e vendas.

As queixas em relação a ele são sobre incompatibilidades e o fato de que não apresentar suporte a vários usuários de uma só vez, ou seja só pode fazer um login por vez.

O Opera também integra dispositivos móveis com desktop.

Microsoft  Edge

É uma versão mais atual do Internet Explorer, muito mais rápido e dinâmico, vem integrado com o windows 10 e funciona com a assistente de navegação Cortana.

O navegador é capaz de simplificar sites complexos deixando-os muito mais rápidos e fáceis para leitura.

A sincronização do navegador do celular com o do computador surpreende. E um recurso chamado Hub ajuda a gerir conteúdos em qualquer lugar com internet.

O navegador também apresenta compatibilidade com o OneNote, que é software para anotações rápidas, muito prático.

A desvantagem dele é a pouca opção de personalização e também não é compatível com sistemas operacionais antigos.