A tecnologia LiFi deve substituir os transmissores de WiFI em um futuro bastante próximo

Você já ouviu falar na tecnologia LiFi? Este é realmente um conceito muito novo e que, apesar de ainda não ter sido muito divulgado, diversas empresas no mundo já estão trabalhando a todo vapor para desenvolver esta nova tecnologia que muito promete.

LiFI é basicamente a adaptação de um transmissor de Wifi através da luz LED que muitos de nós já utilizamos em nossas casas e escritórios. Esta é uma invenção incrível, não é mesmo? Os cientistas encontraram uma forma de adaptar a transmissão da internet, esta que hoje em dia, utilizamos quase todo o tempo, assim como a luz elétrica.

Apesar de algumas dificuldades, os desenvolvedores desta nova tecnologia acreditam fortemente que este produto terá um sucesso de adesão no mercado, e já estão apostando todas as suas fichas no desenvolvimento deste novo transmissor de internet.

Como funciona o Li Fi?

A tecnología WiFi que estamos acostumados a utilizar, transmite o sinal de internet através de ondas de rádio. Já as futuras luzes com LiFi embutido, transmitem a internet através da luz LED visível, luz ultravioleta e infravermelha.

Os benefícios desta tecnologia

Através desta nova tecnologia, além de se poder detectar facilmente o alcance da internet visivelmente, os dados são processados com maior velocidade. Mas o principal benefício da tecnologia LiFi, e qual é um dos fatores que mais estimula o desenvolvimento da mesma, é que a internet não sofrerá mais interrupção de sinal devido às ondas de rádio interferidas por aparelhos metálicos e outros aparelhos que também transmitem ondas de rádio, como por exemplo em aviões, aeroportos, bases militares e hospitais, podendo então, transmitir dados com a maior velocidade até mesmo em situações em que o WiFi encontrava dificuldade.

Outro benefícios importantes é também a segurança aprimorada. Visto que a luz não pode penetrar as paredes, assim também será a internet. A nova tecnologia assegurará uma maior privacidade para sua rede exclusiva para a sua residência e escritório, evitando a invasão de usuários desconhecidos e hackers.

As dificuldades para desenvolver a tecnologia LiFI

Apesar da tecnologia oferecer inúmeros benefícios, esta também tem algumas desvantagens. A interrupção de sinal por causa dos muros de nossa casa e escritório oferece uma maior segurança, no entanto, apenas um dispositivos não poderá transmitir internet em toda a casa. Será necessário a instalação de luzes LED com LiFi em todos os cômodos da casa, sendo assim um investimento em aparelhos e em eletricidade provavelmente maior que com o atual WiFi.

Os aparelhos antigos que não tenham ainda a capacidade de receber o sinal de LiFi, também não poderão se conectar a internet através da nova tecnologia, sendo assim, quando a mesma for lançada, provavelmente terá de existir um sinal misto até que todos os aparelhos sejam convertidos a nova tecnologia.

Você deve ter se perguntado no decorrer da leitura deste texto como iremos receber internet durante o dia enquanto a luz estiver apagada? Isso mesmo, a luz deverá estar acesa para que a internet continue funcionando. Os desenvolvedores apresentam uma opção de luminosidade reduzida para que a transmissão continue funcionando, enquanto um consumo de energia seja reduzido.