A rede 5G e a evolução no âmbito residencial

O que é o 5G?

A internet 5G é a nova geração das redes de comunicações móveis, essa nova tecnologia foi desenvolvida para substituir o 4G que atualmente opera na maior parte do mundo. A nova tecnologia vai promover uma maior experiência de navegação e melhor alcance, promovendo uma velocidade de tráfego até 100 vezes maior do que a tecnologia anterior (4G). O 5G será capaz de atingir até 10 Gbps, enquanto que o 4G só atinge 33 Mbps. A nova rede também irá operar com uma latência (quantitativo que reflete o tempo em que os pacotes de dados levam para irem de um designado ponto para outro) muito inferior a das atuais redes 4G. Atualmente a latência fica por volta de 30 ms (milésimos de segundo) e a rede 5G irá operar em até 5ms, melhorando a experiência de navegação.

Facilidades promovidas e o movimento “Internet das coisas”

A tecnologia 5G vai facilitar o cotidiano das pessoas em relação à usabilidade e trafegabilidade de dados dentro e fora de casa, à medida que, em alguns lugares, a velocidade do 5G poderá ser superior a da banda larga fixa. No âmbito residencial, essa evolução tecnológica facilitará a introdução de aparelhos compatíveis com o movimento “internet das coisas”.

Os aparelhos compatíveis com essa funcionalidade se beneficiarão de uma conexão com maior alcance, melhor capacidade de trafegar dados e maior suporte para usuários, sendo assim será possível a conexão de mais aparelhos simultaneamente. Paralelo a isso, o 5G irá motivar uma sociedade mais conectada e com mais aparelhos em uma residência “inteligente”, com facilitadores de atividades do cotidiano e melhor usabilidade dos produtos.

Será possível observar, em uma residência, uma infinidade de novas tecnologias com adesão à nova geração da rede, que irá conectar à internet e entre si aparelhos domésticos simples, como geladeiras, máquinas de lavar/secar, aparelhos de televisão, smartwatches, ar-condicionado, aquecedores, lâmpadas/sistemas de iluminação, sistemas de segurança e monitoramento entre tantas outros. Desta maneira, a onda de novos aparelhos conectados irá facilitar o dia-a-dia das pessoas.

Benefícios dos aparelhos conectados e o conforto

A conexão com a rede 5G e o desenvolvimento de plataformas de controle prometem mudar bastante os hábitos das pessoas em casa.   

A conexão de aparelhos com a nova rede 5G, poderá, por exemplo, oportunizar, através de aplicativos de acompanhamento, a redução do consumo de energia à medida que esses utilitários promoverão o acompanhamento, em tempo real, do consumo energético de cada aparelho e possibilitar uma gestão inteligente para que esses aparelhos possam funcionar de maneira mais eficientes. 

Uma geladeira conectada poderá indicar quando determinado produto de sua preferência estiver chegando ao fim, e o ar-condicionado poderá ajustar a temperatura de modo a proporcionar um maior ajuste e conforto térmico conforme o seu gosto. O mesmo pode ocorrer com a iluminação interna, que poderá se ajustar automaticamente de acordo com a luminosidade externa ou ajustar a temperatura da cor para um momento de leitura ou de entretenimento com dispositivos eletrônicos.

As plataformas mais famosas e mais populares entre os usuários (IOS e ANDROID) já apresentam adaptações para o controle e automação residencial e podem ser adaptadas para o 5G a qualquer momento. Mas, com certeza, com a evolução das redes móveis, a exemplo da nova rede 5G, a democratização e popularização de muitos desses irá crescer.