4 passos simples que irá melhorar seu sinal de Wi-Fi

Resolver problemas de conexão com a internet pode parecer uma dor de cabeça.  No entanto, muitas vezes algumas técnicas são mais simples do que parecem e podem te ajudar a resolver seu problema de conexão sem a necessidade de chamar um técnico.

Poderá encontrar aqui soluções para Wi-Fi fraco, zonas sem conexão, ou até mesmo problemas com congestionamento.

1- Coloque seu modem em uma parte central da casa

Pode parecer a opção mais fácil colocar seu modem de internet na sala ou perto da janela onde entram os cabos da empresa provedora de internet. No entanto, isto poderá comprometer seu sinal de Wi-Fi no resto da casa.

As ondas de Wi-Fi que o modem produz, são em formato circular contando que o modem está no centro, ou seja, se você colocar seu modem perto da janela, estará desperdiçando a metade de seu sinal para fora da casa, reduzindo a frequência para a outra extremidade de sua residência e até mesmo correndo o risco de obter utilizadores invasores fora de seu apartamento.

2- Verifique a frequência de seu modem

Se você tiver um modem com dupla frequência, verifique a qual está utilizando através da interface administrativa de seu dispositivo. Você encontrará duas frequências: 5Ghz e 2,4Ghz, as quais são dadas em caso que uma falhe ou esteja congestionada, poderá utilizar a outra.

Busque utilizar preferencialmente a frequência 5Ghz, esta que tem velocidade de internet maior e também possui menos interferências de outros aparelhos sem fio, isto porque a frequência 5Ghz não é muito utilizada. A frequência de 2,4Ghz no entanto, possui um alcance maior que 5Ghz.

3- Adicione uma antena para melhor alcance

Verifique se seu modem possui uma antena externa. Muitos modems possuem apenas antena interna, no que poderá comprometer o sinal de seu Wi-Fi.

Busque informações de fábrica de seu modem para conseguir informações de como adicionar uma antena. Prefira uma antena que envia sinais para todas as direções, caso adicione uma antena que envia sinal apenas para uma direção, aponte-a para a parte de sua casa com sinal mais fraco.

4- Instale um extensor de sinal Wi-Fi

Caso as opções anteriores ainda deixem algumas áreas de sua casa sem alcance a internet, isso significa que sua casa é grande demais para seu modem principal. Você poderá instalar um extensor de Wi-Fi o qual irá basicamente receber seu sinal de internet e como o próprio nome já diz, estender o alcance de seu Wi-Fi.

Existem diversas marcas disponíveis no mercado com preços variados, o qual irá depender da sua necessidade e a força e velocidade de internet que você deseja. Os preços começam a partir de 120 reais e a instalação é muito fácil, poderá encontrar o passo a passo no manual do produto.