Intel cancela participação no Mobile World Congress

O Mobile World Congress (MWC) é o maior congresso de tecnologia móvel do mundo. Referência no setor de smartphones e tablets, dita os padrões de tecnologia de todo o mundo e é uma ótima oportunidade de unir os maiores executivos do meio tecnológico. O evento atrai anualmente visitantes de cerca de 200 países e as grandes empresas sempre se empenharam para participar, mas este ano um surto inesperado alterou a programação do evento.

Em consequência do coronavírus, doença que já matou mais de mil pessoas, grandes empresas desistiram de participar do MWC para poupar seus colaboradores do risco de exposição à temida doença. Afinal, o congresso recebe anualmente cerca de 100 mil pessoas e a Espanha já confirmou dois casos da doença.

Desistência dos Participantes

Desde o início do mês, mais de dez grandes empresas cancelaram ou reduziram as participações no evento, entre elas a grandiosa Intel que optou por preservar a segurança dos seus funcionários.

Em nota a empresa informou que a segurança e o bem-estar dos funcionários e parceiros é prioridade e por isso iam abandonar a participação no evento.

A Intel é uma multinacional altamente desenvolvida que já participa do evento há muitos anos e apresenta inovações em todas as edições. Certamente a decisão de cancelar a participação no evento, anunciada no último dia 11 de fevereiro, foi adotada com muita cautela. O evento é muito rentável para empresa e a desistência repercute em replanejamentos internos.

Resistência ao Cancelamento

O evento que ocorreria entre os dias 24 a 27 de fevereiro de 2020, em Barcelona, na Espanha, passou por muitas discussões. Inicialmente a empresa organizadora, GSMA, pensou em adiá-lo, uma vez que os custos do cancelamento seriam enormes. Até mesmo o governo de Barcelona era contra o cancelamento do evento, afinal a MWC também é rentável para a cidade e gera empregos diretos e indiretos. 

A GSMA chegou a informou que adotaria precauções para evitar o contágio, entre elas proibir a participação de viajantes que passaram por Wuhan, local onde disseminou a doença, e incentivar aos participantes a não se cumprimentarem com apertos de mão. 

A maioria das empresas chinesas também foram relutantes ao cancelamento, elas tinham grandes interesses comerciais na disputa com os Estados Unidos e atraem entre 5% e 30% dos participantes chineses.

Anúncio do Cancelamento

Em meio a tantos desistência de participantes e temores com a contaminação do coronavírus, a GSMA, também preocupada em a MWC não ter a relevância dos anos anteriores, optou pelo cancelamento do evento e comunicou oficialmente no dia 12 de fevereiro.

Ainda não se sabe como a Intel e outras empresas realizarão os lançamentos dos novos produtos deste ano, afinal, em 33 anos de existência, é a primeira vez que a MWC é cancelada.