Monte seu proprio PC e economize dinheiro

Pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas não é! Para montar o seu próprio computador não é necessário ser um engenheiro de informática, além disso, você pode acabar economizando bastante.

Cada utilizador possui exigências diferentes referente às capacidades de armazenamento e velocidade de seu computador, e por muitas vezes, o computador que você está pensando em comprar poderá ter capacidades inferiores a sua necessidade ou até mesmo sendo demasiado evoluído e caro para o que você precisa. Construir o seu computador significa saber tudo o que está dentro dele e customizado exatamente para você.

Processador

Existem 2 marcas de processadores que são mais utilizados: Intel e AMD, e este é o meio pelo qual você deverá começar a escolher suas peças, não por ser a parte mais importante, mas porque exigem modelos de placa mãe diferentes.

O processador Intel por norma custa mais cara que o AMD, por oferecer uma velocidade maior para o processamento do aplicativo em execução, já o AMD, oferece um processador quad core pelo mesmo preço de um processador de apenas 2 núcleos da Intel. A diferença de núcleos se dá a velocidade de desempenho quando possui muitos aplicativos abertos.

Placa mãe

Esta sim é a parte mais importante de sua CPU. A placa mãe tem a função de integrar todas as outras placas de seu computador fazendo assim com que todas elas trabalhem em conjunto e o seu computador funcione.

Não será uma boa ideia investir em um processador top de linha e uma placa de mãe barata, pois você terá o seu PC lento. É melhor investir um pouco mais em sua placa mãe, assim lhe dará a oportunidade de atualizar suas placas por uma mais moderna futuramente sem ter que trocar a placa mãe.

Memória de armazenamento

Geralmente chamado de HD, é onde todos os seus arquivos e aplicativos ficarão instalados. Não tem segredo aqui, basta escolher quantos Gigabytes ou Terabytes serão necessários para o seu uso.

Um dos lados positivos em obter um computador com gabinete é a capacidade de instalação de 2 HDs. Você poderá adicionar mais memória no futuro caso a que você comprou não seja suficiente ou utilizar 2 desde o início, para em caso de backup, como por exemplo quando quiser formatar seu computador, pode armazenar todos os seus arquivos sem que perca nada.

Gabinete e fonte

Apesar de ser um erro cometido por muitos, evite gastar todo o valor disponível para seu computador apenas nas placas, pois a sua economia na fonte e gabinete podem terminar saindo caras.

A fonte tem a função de alimentar eletricamente a sua máquina e o gabinete de armazenar as placas fazendo com que elas fiquem bem posicionadas e não sobreaqueça. Comprar uma fonte genérica ou um gabinete de má qualidade, poderá terminar danificando principalmente seu HD e sua memória RAM por excesso de aquecimento ou interrupções elétricas por conta da fonte. Evite comprar um gabinete de plastico e escolha uma marca confiável para sua fonte.

Cooler

Esta é a última peça a ser adicionada, pois deverá ser escolhido um lugar estratégico, dependendo de como você instalou as outras peças.

Caso o seu gabinete não venha com o local próprio para a instalação do cooler, busque instalá-lo em um local que atinja a maior parte de suas peças e que possua uma saída de ar quente, para fora do gabinete.