Combinação de avanços tecnológicos: Smell-o-vision e VR

A expansão tecnológica é uma realidade que aprendemos a conviver e desfrutamos com muita satisfação aos benefícios que ela nos proporciona. A realidade virtual, assim como o Smell-o-vision são duas tendências tecnológicas que podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto, trazendo ainda mais benefícios à sociedade.

O que é smell-o-vision?

Smell-o-vision é era um sistema digital que libera um perfume programável e a pessoa sente odores idênticos aos originais. Ou seja, ele é capaz de simular cheiros de flores, fumaça, frutas, perfumes ou qualquer outra coisa que possa imaginar.

O que é Realidade Virtual?

Realidade Virtual é uma tecnologia que, por meio de sistema computadorizado com  recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cria um ambiente virtual capaz de iludir o usuário a ponto de fazê-lo se sentir em um ambiente diferente do que realmente está.

Normalmente esta interação ocorre através da utilização de óculos apropriados capazes, muitas vezes, de sincronizar o movimento real da cabeça do usuário com imagens virtuais em 360º com perfeita qualidade de exibição, associadas a efeitos sonoros, que proporcionam total imersão no ambiente virtual.

União da realidade virtual com o smell-o-vision

Combinar  realidade virtual com o smell-o-vision significa dizer que estamos inserindo visão, audição e olfato, ou seja, sentidos reais, em um cenário totalmente virtual.

Esta combinação pode ser benéfica e muitas áreas profissionais já estão unindo estas tecnologias para obtenção de resultados positivos.

Áreas de aplicações

Jogos e entretenimento

Já existe diversos jogos que fazem o personagem ser o próprio jogador, que se vê em meio ao cenário, com ruídos e cheios condizentes com o ambiente que está jogando.

Algumas salas de cinema também já permitem a experiência de se sentir inserido nas cenas dos filmes. Nestes ambientes é comum incluir mais um sentido, o tato, ao simular a real temperatura que o telespectador está vivenciando no filme.

E o que pensar da ideia de ir ao parque de diversões sem nem mesmo sair de casa? a adrenalina da montanha russa pode ser perfeitamente reproduzida virtualmente, com direito a gritos e visualização de outras pessoas passando por sensação semelhante. Com certeza traria muito mais segurança aos usuários. 

Educação

Aprender sobre história, solos, relevos, temperaturas, animais, e tantas outras coisas, com certeza é muito mais fácil e atraente quando o aluno pode vivenciá-los. A união da realidade virtual com o smell-o-vision pode proporcionar esta “viagem” que leva o aluno para perto do conteúdo, proporcionando melhor absorção das informações e menor distração.

Engenharia e arquitetura

Antes de construir ou decorar sua casa você pode se sentir dentro dela e alterar cores, pilastras, enfeites e tudo que desejar com efeito tridimensional. Podemos considerar também que é muito mais fácil para os profissionais otimizarem os ambientes estando inseridos nele.

Medicina

Transformar crianças em super heróis ou “levar” adultos doentes para festas, teatros e ambientes sociais pode ser motivador e reabilitador, afinal momentos de prazer diminuem consideravelmente a dor e a depressão.

Podemos citar também o aproveitamento na medicina nos testes dos sentidos (visão, audição e olfato), treinamento cirúrgico, tratamento de fobias, e tantos outros.