Limpando o laptop em oito passos

O uso contínuo do laptop acumula sujeira dentro e fora do aparelho e caso não seja limpo adequadamente pode diminuir seu desempenho, aquecer e até parar de funcionar com o tempo.

É possível também que o laptop acumule poeira mesmo que não seja frequentemente utilizado, afinal as partículas de sujeira estão no ar e as vezes se acumulam até mais em aparelhos e móveis pouco manipulados.

A limpeza externa é sempre mais fácil, mas é possível também limpar a aparelho internamente utilizando material adequado. 

Fumantes, pessoas que residem próximo ao mar e donos de animais de estimação com pêlos devem ter ainda mais cuidado para não acumular poeira, maresia ou  bolas de pêlos no interior da máquina.

Comece a limpeza sempre com tempo disponível e em um local iluminado para que o serviço não precise ser interrompido.

Separe o material abaixo e siga os oito passos para higienizar seu laptop.

Materiais:

Flanela de microfibra

Kit de chaves de fendas ou philips

Pincel seco

Aparelho de ar comprimido

Solução de limpeza de eletrônicos ou álcool isopropílico

Siga os Passos:

1. Desligue totalmente o aparelho, inclusive da tomada.

2. Retire a bateria externa, caso ela seja removível (existem parafusos ou travas embaixo dela).

3. Comece a abrir o laptop. Normalmente você precisará apenas retirar alguns parafusos e desmontar encaixes. O importante é que use a chave correta e guarde os parafusos em um lugar seguro porque precisará deles para fechar o aparelho ao final. É recomendado anotar o local de onde retirou cada tipo de parafuso porque existirão tamanhos diferentes que podem dar trabalho na hora de remontar.

4. Caso a bateria não seja removível (como no passo 02), ao retirar a tampa você irá logo identificá-la. Procure a conexão da bateria com a placa mãe e desconecte para evitar que um curto circuito danifique a placa.

5. Localize os locais que estão com poeira. Normalmente o pó se concentra nas ventoinhas e nas saídas de ar. Utilize o pincel seco para retirar esta poeira. Se tiver muita poeira na placa mãe, utilize o aparelho de ar comprimido para reduzir e depois passe delicadamente o pincel seco. 

6. Caso identifique sujeira que não tenha sido removida com pincel, utilize a solução de limpeza de eletrônicos ou álcool isopropílico, sem aplicar força, para removê-la.

7. Reconecte todas as conexões que eventualmente tenham sido removidas e encaixe de volta a tampa recolocando os parafusos de acordo com as anotações sugeridas no passo 03.

8. Após fechar completamente o laptop, utilize a flanela de microfibra para limpar a parte externa do aparelho, principalmente a tela e o teclado. É importante que a flanela seja de microfibra para não arranhar e nem soltar fiapos ou resíduos. Se achar necessário, pode umedecer levemente a flanela com água, mas jamais jogue água diretamente no aparelho.

Dica: Caso o laptop esteja com odor impregnado, como por exemplo o cheiro de cigarros, deixe o aparelho dentro de um saco com carvão vegetal de 24 a 48 horas.