A evolução da tecnologia 5G e seus benefícios

Surgimento do 5G

A conexão 5G, que chegou para substituir o atual 4G, irá revolucionar a comunicação, o cotidiano e a forma com que as pessoas realizam atividades simples, como trabalhar, assistir vídeos, fazer videochamadas, ou até mesmo jogos de azar online com Nossa Aposta Bónus e outras tantas ações que estão cada dia mais populares. A nova tecnologia chegou para aumentar a velocidade da transmissão de dados e facilitar ainda mais a comunicação, além de acompanhar os novos aparatos tecnológicos que estão se desenvolvendo para suprir a necessidade das pessoas de se conectarem mais entre si e os aparelhos.

Benefícios no dia-a-dia das pessoas e no âmbito residencial

O 5G beneficiará os consumidores finais de maneira surpreendente, a maior velocidade empreendida na conexão móvel irá promover um menor atraso no tráfego de informações. As chamadas de vídeo, por exemplo, vão se tornar mais fluidas, pois vão superar a qualidade FULL HD que a atual rede suporta, passando para a qualidade UHD (ultra alta definição). Já no campo da automação, a tecnologia irá popularizar e facilitar a automação residencial, interligando facilmente vários aparelhos e interagindo eles com o desejo individual de cada usuário.

Outro setor que se beneficiará é a automação de veículos, já que a maior velocidade de transmissão de dados, a alcançabilidade e o suporte à conexões simultâneas irão contribuir para o desenvolvimento de carros que podem até “dirigir sozinhos”. Estes carros serão conectados ao serviço móvel com alta velocidade de transmissão de dados, o que ajudará o seu funcionamento e recebimento de comandos, promovendo assim, uma maior segurança, aumento de funções do automóvel e a capacidade de resposta para essa tecnologia.

Aos usuários de jogos virtuais, serviços de streaming e outros sistemas que operam no modelo “sob demanda” e de forma online, a tecnologia 5G também irá beneficiar diretamente, já que terão demandas e respostas mais rápidas.

Uma grande crítica à atual tecnologia 4G é quanto ao consumo maior da energia das baterias dos celulares quando comparada ao consumo da rede 3G e, assim, reduzindo sua vida útil. A tecnologia 5G, por ser mais avançada, se seguisse a mesma linha, apresentaria um maior consumo quando comparada à 4G, porém isso não ocorrerá, já que os celulares ficarão na rede 4G apenas comutando para a rede 5G quando o usuário requisitar procedimentos que demandem uma maior velocidade. Essa função proporcionará o aumento da vida útil do celular.

Benefícios no âmbito profissional

No campo profissional a tecnologia irá trazer benefícios substanciais, à medida promoverá melhora na conexão dentro e fora das empresas. As reuniões em ambientes virtuais, tipo videoconferência, irão se tornar mais visíveis e estáveis, com menos cortes e melhor imagem. O 5G proporcionará também melhora na comunicação entre equipes que estejam em condição de movimento e na intermediação de problemas externos. Proporcionando maior resolutividade, agilidade e consequentemente lucro para as empresas.

A ampliação da velocidade também irá facilitar algumas modalidades de trabalho, como aquelas profissões que exigem viagens constantes, impedindo que a pessoa esteja em lugares com banda larga fixa. Estes profissionais poderão degustar uma maior experiência nas atividades desempenhadas, facilitando o trabalho e melhorando o desempenho da prestação.

A tecnologia 5G chegou para revolucionar e beneficiar diretamente as atividades que já executamos hoje, facilitando o dia-a-dia e fomentando o desenvolvimento de tecnologias que demandem boa conexão e alcançabilidade.